segunda-feira, 22 de novembro de 2010

nematelmintes




Significado do nome: animais de corpo mole.
Exemplos: lulas, polvos, lesmas, ostras, caracois,...
Habitat: ambientes aquáticos e terrestres.
Nutrição: variada (animais e plantas).
Curiosidades: O polvo é muito importante ecologicamente, pois ajuda a controlar muitos tipos de algas, peixes e auxiliam indiretamente na produção de plânctons.
Na culinária é uma iguaria apreciada por muitos, sendo o ingrediente principal de muitos pratos finos.

anelideos




Significado do nome: vermes com o corpo dividido em anéis.
Exemplos: minhocas, minhocoçu, sanguessugas, poliquetas,...
Habitat: vivem em locais úmidos, sombrios e em ambientes aquáticos.
Nutrição: alimentam-se de restos de plantas e outros animais.
Sanguessuga- se alimenta de sangue de outros animais.
Importância: as minhocas são muito importantes, pois atuam como verdadeiras engenheiras, adubando o solo e abrindo caminhos para a infiltração de água. Elas passam a vida perfurando o solo e transformando terra e lixo orgânico num produto rico em nutrientes e de fácil assimilação pelas plantas: o húmus. Graças a esse trabalho, o solo que lhes serve de alimento é devolvido na forma de matéria orgânica com onze vezes mais potássio, sete vezes mais fósforo, cinco vezes mais nitrogênio e o dobro de cálcio e magnésio.atuam como verdadeiras engenheiras, adubando o solo e abrindo caminhos para a infiltração de água. Elas passam a vida perfurando o solo e transformando terra e lixo orgânico num produto rico em nutrientes e de fácil assimilação pelas plantas: o húmus. Graças a esse trabalho, o solo que lhes serve de alimento é devolvido na forma de matéria orgânica com onze vezes mais potássio, sete vezes mais fósforo, cinco vezes mais nitrogênio e o dobro de cálcio e magnésio.

Nematelmintos (asquelmintos)


Significado:verme de corpo cilindrico.
Exemplo:lombriga,oxiúros,bicho-geográfico.
Habitat:orgânico,parasitam em outro animal.
nutrição:se alimentam dos nutrientes.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010



platelmintes



1SIGNIFICADOS: Vermes de corpo achatados

2Exemplos:Taeneas(salum saginata)equistosoma
3HABITAT:organicos, parasitam outros animais.
4NUTRIÇÂO: se alimentam dos nutrientes encontrados no intestinos de outros animais.
5images:
6inportâncias
poríferos


Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce.

Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas. Podem ses encontrados desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de aproximadamente 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgânicos ou de microorganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo, como veremos adiante. Por sua vez, servem de alimento para algumas espécies de animais, como certos moluscos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas.

terça-feira, 5 de outubro de 2010


As faces da maldade


Veja o que é bullying pela Associação Brasileira Multiprofissional de proteção a Infância e á Adolescência (Abrapia).
*Colocar *apelidos*Ofender*Zoar*Gozar *Encarnar *Sacanear*Humilhar*Fazer sofrer *Descriminar*Excluir*Isolar*Ignorar *Intimidar*Perseguir*Assendiar*Aterrorizar*Amendontrar* Tiranizar*dominar*Agredir*Bater*Chutar*Epurrar*Ferir*Roubar*quebrar *pertencences. bullying

bullying

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". A versão digital desse tipo de comportamento é chamada de cyberbullying, quando as ameaças são propagadas pelo meio virtual.

Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E todo ambiente escolar pode apresentar esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos.

Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. Eles podem identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz isso no ambiente escolar", explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.