sexta-feira, 26 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
equinodermos
Com a estrela-do-mar ocorre um fato estranho. Algumas espécies são capazes de regenerar-se. Se um dos braços é separado do corpo ele é substituído, enquanto um novo organismo completo crescerá do braço isolado. Esse processo de regeneração constitui um problema para os criadores de ostras. As estrelas-do-mar comem ostras e os criadores costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las o meio e atirá-las de novo à água. O resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, mas um aumento do seu número.
nematelmintes
Na culinária é uma iguaria apreciada por muitos, sendo o ingrediente principal de muitos pratos finos.
anelideos
Significado do nome: vermes com o corpo dividido em anéis.
Sanguessuga- se alimenta de sangue de outros animais.
Nematelmintos (asquelmintos)
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce.
Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas. Podem ses encontrados desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de aproximadamente 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgânicos ou de microorganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo, como veremos adiante. Por sua vez, servem de alimento para algumas espécies de animais, como certos moluscos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
As faces da maldade
Veja o que é bullying pela Associação Brasileira Multiprofissional de proteção a Infância e á Adolescência (Abrapia).
*Colocar *apelidos*Ofender*Zoar*Gozar *Encarnar *Sacanear*Humilhar*Fazer sofrer *Descriminar*Excluir*Isolar*Ignorar *Intimidar*Perseguir*Assendiar*Aterrorizar*Amendontrar* Tiranizar*dominar*Agredir*Bater*Chutar*Epurrar*Ferir*Roubar*quebrar *pertencences. bullying
bullying
Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". A versão digital desse tipo de comportamento é chamada de cyberbullying, quando as ameaças são propagadas pelo meio virtual.
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E todo ambiente escolar pode apresentar esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos.
Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. Eles podem identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz isso no ambiente escolar", explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
*Exemplos:água-viva,caravela,anêmonas,recifes de corais,...
*Habitat:áquaticos;
*Nutrição:filtradores e pequenos peixes.
*IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA Recifes de corais
Proporcionam ambiente ideal para o desenvolvimento de fauna e flora muito características.
Graças às condições de iluminação e transparência da água, os recifes de ccoros orais são localidades de alta produtividade biológica.
De todas as comunidades de águas rasas tropicais, os recifes de corais são as mais ricas em biodiversidade.
Devido a certas características da formação de recifes, geralmente existe nesses locais forte movimentação de água, permanente migração e imigração de micro e macro fauna e flora, nutrientes e elementos, da plataforma continental para o recife, e vice-versa.
*Imagem:
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Uma questão de cidadania
Em Uberaba, projetos são desenvolvidos durante todo o ano na busca por um trânsito melhor
Wagner Ghizzoni Júnior
7 período de Jornalismo
Numa fábrica, para que tudo saia bem, cada peça de cada máquina tem que funcionar direito. Se algo sai errado numa engrenagem, todo o processo falha. No trânsito é parecido. Imagine a quantidade de carros e pessoas que passam por dia, por exemplo, nos cruzamentos da Praça Henrique Krugger, em Uberaba. Se houver apenas uma falha, todo o trânsito das imediações sofrerá alterações.
Visando buscar um trânsito cada vez melhor a Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, Sestran e o Comitê de Segurança no Trânsito, ComSeTran desenvolvem juntos, diversos projetos. Mas, para que haja paz no trânsito, cada pessoa deve fazer sua parte.
Para Vanilda Guimarães Leite, chefe da Seção de Educação no Trânsito da Sestran, as crianças são a solução em busca da paz no trânsito. "Eu parto do princípio de que ela deve aprender noções de trânsito na escola, assim como estuda Português, Matemática...de que adianta a criança aprender Geografia, História, se ao chegar na esquina ela é atropelada porque não conhece as normas do trânsito?", questiona.
De acordo com Vanilda, os moto-ristas adultos come-tem erros por que não tiveram a edu-cação adequada. "É uma questão que vai passando de geração para geração...tudo começa quando o pai fala pro filho: ‘Tira o carro da garagem pra mim, lava o carro que você dá uma volta...’, mesmo sabendo que o filho não tem a idade e os conhecimentos adequados para isso. E quando pedimos para o pedestre passar na faixa, ele responde: ‘Anota minha placa, me multa!’, ou seja, foram realmente mal instruídos. Nossa esperança é que, ensinando às crianças hoje, amanhã elas serão motoristas e pedestres conscientes," diz Vanilda, que continua: "A consciência é o começo de tudo. O trânsito é uma miscelânea, tem muitos seres convivendo ali, pessoas, carros, animais....a minha liberdade termina onde começa a sua. Então, se cada um fizesse sua parte tudo seria melhor. Trabalhamos com as crianças para que elas aprendam a conviver no trânsito, saibam respeitar as normas e possam ir e vir, na esperança de que haja paz no trânsito num futuro, se Deus quiser, bem próximo",
Fungos
Estima-se que 70% das principais doenças das plantas são causadas por fungos – organismos minúsculos (apenas visíveis debaixo de um microscópio!) que produzem enormes quantidades de esporos (células que se separam e se dividem, sem fecundação, para formarem novas células), que são rapidamente propagados graças ao vento, à água, aos insectos ou aos animais. Existem mais de 10 mil tipos de fungos que, se não conseguem penetrar a cutícula e a epiderme (as barreiras mais fortes de uma planta), atacam as zonas mais sensíveis – os rebentos ou as áreas já danificadas por insectos. Uma planta infectada pode libertar até 100 milhões de esporos, uma quantidade difícil de combater, na medida em que rapidamente degrade as células das plantas, produzindo, em simultâneo, toxinas que interferem no funcionamento pleno do seu organismo. Os fungos são ainda difíceis de eliminar porque podem manter-se dormentes no solo, em restos de plantas que se encontram em decomposição ou numa planta saudável, à espera das condições climatéricas perfeitas para voltarem a contaminar.
Micose, a Doença dos Fungos
Os fungos responsáveis pelas micoses no ser humano provêm do solo, de animais ou de outro ser humano. Escolhem as zonas de calor do corpo para depois crescer e multiplicar-se, escolhendo preferencialmente as virilhas, os órgãos genitais, os pés, unhas ou a boca.
BIODIVERSIDADE COMO FONTE DE MEDICAMENTOS
João B. Calixto
nome cientifico:Aspergillus niger
O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, estimada em cerca de 20% do número total de espécies do planeta. Esse imenso patrimônio genético, já escasso nos países desenvolvidos, tem na atualidade valor econômico-estratégico inestimável em várias atividades, mas é no campo do desenvolvimento de novos medicamentos onde reside sua maior potencialidade A razão dessa afirmação é facilmente comprovada quando se analisa o número de medicamentos obtidos direta ou indiretamente a partir de produtos naturais (1,2,3,4,5,6) (Tabela 1). Para ter uma noção do impacto desses medicamentos no mercado mundial, somente as estatinas foram responsáveis por um mercado de US$ 19 bilhões em 2002 (7). A terapêutica moderna, composta por medicamentos com ações específicas sobre receptores, enzimas e canais iônicos, não teria sido possível sem a contribuição dos produtos naturais, notadamente das plantas superiores, das toxinas animais e dos microrganismos.
fungo na produção do queijo
Eles mofam queijo, estragam sapatos e tingem paredes com manchas verdes. Ao mesmo tempo fontes de remédios sobretudo antibióticos e provocadores de doenças, também são mundialmente consumidos na forma de pratos nobres, como as raríssimas e caras trufas e o champignon. Pioneiros entre as formas de vida na Terra, são tão diversos entre si e diferentes de todos os outros seres do planeta que, depois de muita controvérsia sobre sua classificação, acabaram considerados um reino à parte na natureza. Os fungos, essas esquisitas criaturas que crescem tanto em organismos vivos como nos mortos, começam a ser cobiçados para ajudar empresas brasileiras no controle de qualidade de produtos industrializados.
A levedura Saccharomyces cerevisiae
As leveduras (pertencentes ao grupo dos fungos) são organismos eucarióticos unicelulares que existem no solo, ar, plantas, frutos e alimentos. A espécie mais comum é a Saccharomyces cerevisae, conhecida vulgarmente como levedura de padeiro ou da cerveja. Encontra-se no centro da Biotecnologia tradicional, pelo seu papel milenar na produção de pão, vinho e cerveja, devido à sua capacidade de produzir álcool (principalmente o etanol, presente em bebidas fermentadas) e dióxido de carbono (que permite a expansão da massa do pão) a partir de açúcares.
Hieróglifos egípcios sugerem que há mais de 5000 anos que a levedura é utilizada em procesos fermentativos, quer na produção de pão, quer na de bebidas alcoólicas. Curiosamente, só em 1857 Louis Pasteur provou que a fermentação resulta da acção de organismos vivos.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Fungos comestíveis
Agaricus bisphorus ( champignon)
Os cogumelos comestíveis, por exemplo, fazem parte do cardápio de muitos pratos. O mais conhecido deles é o champignon. Outros dois, o shiitake e o shimeji, de aparência mais escura, são bastante usados na culinária japonesa. Existem, no entanto, cogumelos que produzem toxinas que causam sérias intoxicações e são venenosos. É preciso muito cuidado com eles. Não existe nenhum método infalível para reconhecer se um cogumelo é comestível ou venenoso.
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=53046.0;wap2
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Cogumelos Venenosos
Russula emetica, um cogumelo famoso por fazer a pessoa vomitar horrores. Dizem que a sensação é tão ruim que você se sente como se estivesse morrendo!
Não existe uma regra estabelecida para distinguir os cogumelos comestíveis e medicinais dos cogumelos alucinógenos e venenosos, embora tais lendas digam o contrário. Neste caso, o que vale ressaltar é “Nem sempre os cogumelos comuns são comestíveis e nem sempre os cogumelos em forma de guarda-chuva são venenosos”.
Algumas espécies de fungos venenosos podem, não necessariamente, levar o usuário à morte, mas são capazes de deixar seqüelas irrecuperáveis no fígado, provocar fortes crises de náuseas, vômitos e constantes, alucinações, delírio e coma logo após serem ingeridos. Isso porque alguns deles possuem mais substâncias tóxicas que outros.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Espanha
É com grande espanto meu que cheguei à Espanha e constatei que aquela canção que repete esquizofrenicamente “wegue wegue” é um grande êxito por cá, a ponto de ser toque de telemóvel anunciado na TV e tudo. O que vale é que os espanhóis não sabem que a Buraka fica em Portugal, nessa colónia de Angola que é o distrito de Lisboa.
Uma das características mais marcantes da Flora e Fauna alemã é a sua ampla variedade de vida selvagem. As principais espécies são: Javalis, que vivem nas florestas úmidas, as marmotas que são roedoras da família dos esquilos e vivem na Região dos Alpes, e os Linces, que são semelhantes às onças, e são cada vez mais raros.
AFRICA DO SUL
Os maiores estádios da Copa estão em Johannesburgo. São eles: o Soccer City, com capacidade para 94,7 mil espectadores, e o de Durban com capacidade para 70 mil. A abertura e a grande final da competição serão justamente na província de Gauteng, onde também fica a capital Pretória.
A África do Sul é cheia de encantos, devido aos destaques culturais.
Na África, a direção do carro é contrária. A direção é pela direita.
A fauna sul-americana comporta numerosos mamíferos, incluindo o leão, a zebra, o leopardo, o macaco, o babuino, hipopotamo e o antílope. Hoje, a maior parte entre eles encontra-se unicamente nas reservas naturais, sendo um dos seus mais notáveis o parque nacional Kruger, jouxtant a fronteira do Moçambique. As águas frias do litoral sul-americano são muito poissonneuses.
O subsolo constitui a principal riqueza da África do Sul, que possui mais importantes as reservas mundiais de platina, de cromo, de manganês e de ouro. Este último sobretudo é extraído na região do Witwatersrand, onde encontra-se mais rico o jazigo aurifère do mundo, descoberto em 1886.
Costa do Marfim
CAPITAIS: Abidjan (sede do governo), Yamoussoukro (administrativa).
NACIONALIDADE: marfinense.
DATA NACIONAL: 07 de setembro (Independência).
LOCALIZAÇÃO: oeste da África.
ÁREA: 322.463Km2.
CLIMA: subequatorial de floresta, tropical úmido, tropical seco.
PRINCIPAIS CIDADES: Abidjan, Yamoussoukro, Bouaké, Daloa, Korhogo.
POPULAÇÃO: 14.8 milhões (em 2000).
IDIOMA: francês.
MOEDA: franco CFA.
A Costa do Marfim conta com duas zonas climáticas diferençadas fazendo com que seu território ofereça duas zonas paisagísticas diferentes muito formosas. No sul aparece a selva equatorial ocupando uns 300 quilômetros da costa, onde os bosques são espetaculares. Podem-se encontrar 130 espécies de árvores diferentes que atingem os 30 ou 40 metros de altitude e 125 espécies que atingem os 20 ou 25 metros, uma verdadeira maravilha. No norte, de clima tropical, aparece a savana arbórea e herbácea que vai desaparecendo aos poucos con a proximidade das montanhas.
A fauna do país é muito rica e variada: elefantes, crocodilos, búfalos, antílopes, leões, panteras, hienas, macacos, hipopótamos anões, que difícilmente pode-se encontrar em outros lugares, hipopótamos comuns, chimpanzés e uma grande variedade de aves que fazem da Costa do Marfim um verdadeiro édem ornitológico.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
coreia do Norte
A Coreia do Norte é um país que pouco sabemos, mas as informações que chegam até nós normalmente não são nada boas. Os testes que eles têm feito com mísseis nucleares vêm causando grande preocupação para todo o mundo.Conheça outras curiosidades (não tão boas) sobre esse perigoso país.
Fauna:Cresce população do íbis-de-crista, a ave da sorte
A população do íbis-de-crista, uma das aves aquáticas em maior perigo de extinção, chegou a mil espécimes em liberdade na China, o que renovou as esperanças sobre sua sobrevivência. Em 1981, ela estava reduzida a apenas sete.
Flora:A península está dividida em três regiões botânicas: a região norte caracterizada pela abundante flora alpina com abetos, pinhos, robles, hayas, cedros e abedules. Na região central abundam os pinhos e plantas de folhas caducas como hayas, robles e castanhos, fresnos, sauces, tilos, bananas e rododentros. Na região do sul existe uma variedade de camélias, azaléias e gincos. Também há abundância de brejos e plantas medicinais como o famoso ginseg.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
holanda
Flora
A flora da região é espetacular, com flores selvagens e exóticas, desde lírios até as red-hot pokers - uma espécie exótica de flor que cresce nas savanas. Também um dos seis reinos de flores - O reino floral do Cabo - embelezando o Cabo Oeste. Grandes áreas ao norte são cobertas pela savana, caracterizadas pelas acácias e árvores espinhosas, e há algumas florestas remanescentes ao longo da costa sul e nordeste do país.
Fauna
Quando se trata de mamíferos, a África do Sul a
dota somente os superlativos: têm o maior (o elefante Africano), o menor (o pigmeu musaranho), a mais alta (girafa) e o mais vel
oz (leopardo). O país também é o lar dos rinocerontes negros e brancos, com seus chifres intactos. Normalmente estes animais podem ser vistos nos parques nacionais, mas você pode ver crocodilos em alguns rios e alguns hipópotamos nas regiões da costa norte. Não falta abundância quando se trata de pássaros: o pa
ís abriga o ostrich (o maior pássaro do mundo), o Kori (o maior pássaro voador), assim como andorinhas, flamingos e diversos pássaros sociáveis, que vivem em ninhos feitos até mesmo na grama.
A flora da região é espetacular, com flores sel
vagens e exóticas, desde lírios até as red-hot pokers - uma espécie exótica de flor que cresce nas savanas. Também um dos seis reinos de flores - O reino floral do Cabo - embelezando o Cabo Oeste. Grandes áreas ao norte são cobertas pela savana, caracterizadas pelas acácias e árvores espinhosas, e há algumas florestas remanescentes ao longo da costa sul e nordeste do país.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Protozoários
São unicelulares como as bactérias, mas possuem (assim como as células de plantas e animais) organelas, que ajudam a processar nutrientes e gerar energia, como minúsculos pulmões, estômagos e outros órgãos.Existem protozoários visíveis, de até 2 milímetros. Outros são mil vezes menores. O maior assassino entre microorganismos é um protozoário: o plasmodium falciparum (na SUPER aparece foto atacando um glóbulo vermelho). Ele causa a malária, que mata 2 milhões de pessoas por ano.
Bactérias
Seres unicelulares que não possuem sequer um núcleo separado por membrana. Depois dos vírus, são as criaturas mais simples que existem, medindo entre 0.5 e cinco milésimos de milímetro. Foram a primeira forma da vida a surgir na terra há 3 bilhões de anos. Com tanto tempo de vida, tornaram-se bem resistentes e algumas são inimigas terríveis, como a Neisseria gonorrhoeae, que, sexualmente transmissível, causa a gonorréia, por exemplo. Por outro lado são as grandes faxineiras do planeta, decompondo plantas e animais mortos.
EDEPEL E TRANSPÉZIA
O eduardo falou que eles fazem uma clasifivaçãodas reciclagens papel com papel, papelão com papelão, sacolinha com sacolinha.Depois da clasificação jogam na prendadeira.
Eles jogam 2 caminhões e sai um fardo e o fardo de papelão pesa 800 kl. O fardo de copoe plasricos pesa1.200 a 1.400 kl oferrero roche pesa 400 kl o fardo garafa pet pesa 200 a 250 kl o fardo de sacolas plasticas pesa 350 a 400 kl.
Entulhos
A madeira A madeira chega no local a onde terão seus destinos pasassa por um prosseso e é trasformado em cavaco picado, a onde picam o cavaco resiclão obijetos contaminados que não pode ir na casanba.
Exenplos
Peneus, pisos, termicos, colchões,latas de tintas, sofas,isopor.
A DURAÇÃO DAS ORIGES DECOMPOSIÇÃO
* Papel 2 a 4 cemanas
* Tecido de algodão 1 a 5 meses
* Corda 3 a 19 meses
* Meias de lã 1 ano
* chicletes 5 anos
* vidros de conserva 100 anos
* Latas de aluminio 200 a 500 anos
* plasticos até 450 anos
* frauda descartavel indeterminavel
* Garafa de vidro indeterminavel
* penel indeterminavel
Mensagem
O planeta é um só tudo está ligado cuide da naturesa não jogue lixo em terenos baldios preserve o meio anbiente.
Celula 1 Madeira.
Celula 2 concreto, tijolos, areia, entulhos.
Celula 3 barro.
Celula 4 podas de jardinagens.
FIM.